Economia

O que o faz Ibovespa subir mais de 1% e superar os 130 mil pontos pela 1ª vez no ano

Página Aberta – Informação e Realidade

O Ibovespa tocou nesta segunda-feira (17) a importante marca psicológica dos 130 milénio pontos, vista pela última vez no final do ano pretérito.

A força de ações ligadas a commodities é o que direciona o indicador, em boa medida.

Segundo o estrategista-chefe do Grupo Laatus, o progressão deve-se a questões externas, sobretudo ligadas à China. “Não é por motivos internos”, diz.

Além de o gigante asiático ter divulgado uma série de dados com resultados supra do esperado, anunciou um projecto para aumentar consumo interno e promover prolongamento de renda salarial.

“As medidas chinesas tendem a aumentar a demanda e o Brasil está atado no para-choque da China. Se o país aligeirar, estimula cá, mas há muita incertezas sobre as tarifas dos Estados Unidos. O mercado não tem um horizonte. Não dá só para permanecer em cima só do fator China, é muito pouco. Incerteza é a vocábulo da vez”, acrescenta Laatus.

Às 12h30, o Ibovespa subia 1,29%, aos 130.618,25 pontos. Vale (VALE3) subia 0,83%, Petrobras avançava entre 1,46% (PN;PETR4) e 1,59% (ON;PETR3) e papéis de grandes bancos tinham ganhos de até 1,95% (Itaú Unibanco PN;ITUB4).

Deixe seu Comentário

Sua opinião é muito importante para nós, participe.

Relacionadas

Confira outras notícias da categoria.