O secretário de Transacção dos Estados Unidos, Howard Lutnick, disse que zero impedirá as tarifas de 25% do presidente Donald Trump sobre o aço e o alumínio até que a produção doméstica seja fortalecida, e que Trump acrescentará o cobre às suas proteções comerciais.
Lutnick também disse à CNBC que uma reunião que ele planeja realizar com o primeiro-ministro de Ontário, Doug Ford, buscará “minguar a temperatura” entre os EUA e o Canadá, mas ele esperará que Mark Carney seja totalmente empossado porquê primeiro-ministro canadense para negociar sobre o transacção em nível pátrio.
“Portanto, acho que é unicamente para nivelar as coisas, ter certeza de que nos conhecemos, e portanto vamos negociar com todo o Canadá”, disse Lutnick sobre a reunião com Ford.
Lutnick disse que aço e alumínio estavam entre os produtos essenciais que devem ser feitos nos Estados Unidos por razões de segurança pátrio, junto com semicondutores e produtos farmacêuticos.
“Não podemos estar em uma guerra e depender de aço e alumínio de qualquer outro país. Quer proferir, isso não é razoável”, disse Lutnick. “Logo o presidente quer aço e alumínio na América, e deixe-me ser evidente, zero vai impedir isso até que tenhamos uma grande e poderoso capacidade doméstica de aço e alumínio. E, a propósito, ele vai somar cobre também.”
No final de fevereiro, Trump ordenou que Lutnick conduzisse uma investigação de segurança pátrio para ordenar se cobraria tarifas sobre importações de cobre, usando a mesma lei que respaldou os impostos sobre aço e alumínio.
Continua depois da publicidade
(com Reuters)
Deixe seu Comentário
Sua opinião é muito importante para nós, participe.