MOSCOU (Reuters) – A Ucrânia lançou nesta terça-feira seu maior ataque de drones contra Moscou e a região circundante, matando pelo menos três trabalhadores em um estabelecimento de carnes, ferindo outras 17 pessoas e causando uma breve paralisação nos quatro aeroportos da capital russa, disseram autoridades russas.
Um totalidade de 343 drones foram derrubados sobre a Rússia, incluindo 91 sobre a região de Moscou e 126 sobre a região de Kursk, onde as forças ucranianas têm recuado, informou o Ministério da Resguardo.
O ataque da madrugada ocorreu antes de reunião entre autoridades norte-americanas e ucranianas na Arábia Saudita para buscar o término da guerra de três anos e enquanto as forças russas tentam contornar milhares de soldados ucranianos na região de Kursk, no oeste da Rússia.
Kiev tem sofrido repetidos ataques em volume da Rússia durante a guerra e disse que foi mira de um míssil balístico e 126 drones na terça-feira. O país tenta revidar contra seu vizinho muito maior com repetidos ataques de drones a refinarias de petróleo, campos de aviação e até mesmo estações de radar de alerta antecipado.
O prefeito de Moscou, Sergei Sobyanin, disse que o ataque de terça-feira foi o maior ataque ucraniano de drones à cidade, que, juntamente com a região circundante, tem uma população de pelo menos 21 milhões de habitantes e é uma das maiores áreas metropolitanas da Europa.
Um parlamentar russo sênior sugeriu que a Rússia deveria retaliar o ataque de terça-feira atacando a Ucrânia com o míssil hipersônico “Oreshnik”, que Moscou disparou contra a Ucrânia em novembro pretérito, depois que os EUA e o Reino Uno permitiram que Kiev atacasse mais profundamente a Rússia com mísseis ocidentais.
Continua depois da publicidade
O coronel-general Andrei Kartapolov, dirigente do comitê de resguardo do Parlamento e ex-vice-ministro da resguardo, disse que essa decisão cabe ao presidente Vladimir Putin. “Mas acho que seria útil – e não somente um”, disse ele.
A Miratorg, uma das maiores produtoras de músculos da Rússia, disse que dois funcionários foram mortos pela queda de detritos. Autoridades russas disseram que um terceiro varão de Miratorg morreu devido a ferimentos.
O governador da região de Moscou, Andrei Vorobyov, postou uma foto de um apartamento destruído, com as janelas estouradas. Mas não houve sinal de pânico: as pessoas foram para o trabalho normalmente.
Continua depois da publicidade
O órgão de vigilância da aviação da Rússia disse que os voos foram suspensos em todos os quatro aeroportos de Moscou em seguida os ataques, embora tenham sido reabertos posteriormente. Os voos foram desviados para outras cidades.
Embora o presidente dos EUA, Donald Trump, afirme que quer a tranquilidade na Ucrânia, a guerra está esquentando no campo de guerra com uma grande ofensiva russa na primavera em Kursk e uma série de ataques de drones ucranianos nas profundezas da Rússia.
Moscou e Kiev têm procurado comprar e desenvolver novos drones, implantá-los de maneiras inovadoras e buscar novas formas de destruí-los.
Deixe seu Comentário
Sua opinião é muito importante para nós, participe.