As vendas no varejo avançaram 2,4% em fevereiro frente a janeiro, em seguida segurança registrada no mês anterior. Porém, no comparativo anual, houve um recuo de 0,5%. Os dados são do indicador IGet, do Departamento Econômico do Santander no Brasil em parceria com a Getnet.
De contrato com o índice, o setor de alojamento e alimento recuou 0,7%, terceira queda consecutiva do indicador, enquanto os demais serviços avançaram +1,3%.
Na avaliação de Fabio Coelho, Vice-Presidente de Finanças da Getnet, o comportamento do varejo e serviços em fevereiro indica uma recuperação frente aos últimos resultados, sinalizando resiliência da atividade econômica. “Ainda assim, é importante observar os impactos futuros das recentes altas das taxas de juros sobre o consumo”, diz.
Varejo ampliado e restrito
Outrossim, o IGet Varejo Ampliado, que considera o desempenho universal do transacção varejista incluindo automóveis e materiais de construção, cresceu 1,3% no mês, em seguida registrar queda de -0,8% em janeiro. Na confrontação anual, o índice apresentou uma subida de 5,2%.
Já o IGet Varejo Restrito, indicador que exclui veículos e materiais de construção, acelerou ainda mais, com incremento mensal de 2,1% e expansão anual de 6,1%. No varejo restrito, unicamente o segmento de vestuário registrou desempenho negativo -0,8%.
Por outro lado, destacaram-se positivamente outros bens de uso pessoal +10,4%, móveis e eletrodomésticos +8,0% e artigos farmacêuticos +2,5%. No índice ampliado, o segmento de automóveis, partes e peças teve incremento de 3,3%, enquanto os materiais de construção ficaram próximos da segurança +0,1%.
Deixe seu Comentário
Sua opinião é muito importante para nós, participe.