Esporte

BDM: dados de inflação são destaque no Brasil e nos EUA

Página Aberta – Informação e Realidade


A inflação está no núcleo das atenções econômicas nesta quarta-feira (12), com a divulgação de dados cruciais tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Os números serão fundamentais para orientar as decisões de política monetária dos bancos centrais de ambos os países.

No Brasil, o Instituto Brasílio de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o Índice Pátrio de Preços ao Consumidor Largo (IPCA).

Depois uma modesta subida de 0,16% em janeiro, o dado acelerou em fevereiro a 1,31%. Oriente é o maior progresso para o mês desde 2003, segundo a série histórica do IBGE.

Nos últimos doze meses, a taxa ficou em 5,06%, supra dos 4,56% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores. Fatores uma vez que a reembolso do bônus de Itaipu na tarifa de pujança elétrica, a pressão nos preços dos vitualhas e o aumento do ICMS sobre combustíveis são apontados uma vez que principais contribuintes para esta aceleração.

Nos Estados Unidos

Do outro lado do hemisfério, os Estados Unidos divulgaram o Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na {sigla} em inglês).

Os preços ao consumidor dos Estados Unidos aumentaram menos do que o esperado em fevereiro, mas a melhora provavelmente é temporária em um cenário de tarifas agressivas sobre as importações que devem levantar os custos da maioria dos produtos nos próximos meses.

O índice avançou 0,2% no mês passado, de 0,5% em janeiro, informou o Departamento do Trabalho nesta quarta-feira (12). As projeções indicavam uma desaceleração, com o índice pleno esperado em 0,3% para o mês.

Os números podem corroborar a visão preponderante no mercado de uma redução totalidade de 75 pontos-base nas taxas de juros americanas ao longo deste ano. O primeiro incisão é previsto para maio ou junho.

Impactos nos juros

No Brasil, já está praticamente certa uma subida de 1,0% na taxa Selic na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), elevando-a para 14,25%. A grande incógnita reside nos passos subsequentes do Banco Medial brasílico.

Enquanto isso, nos Estados Unidos, um resultado do CPI supra do esperado poderia gerar tensões nos mercados financeiros, potencialmente alterando as expectativas quanto à trajetória dos juros definida pelo Federalista Reserve (Fed).

Os dados de inflação divulgados hoje são cruciais para calibrar as apostas do mercado sobre o rumo da política monetária tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, influenciando diretamente as decisões de investimento e as perspectivas econômicas para os próximos meses.

Entenda as medidas do governo para baratear alimentos

Os textos gerados por perceptibilidade sintético na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.



Source link

Deixe seu Comentário

Sua opinião é muito importante para nós, participe.

Relacionadas

Confira outras notícias da categoria.