Esporte

Betto Guerreiro se classifica para o mundial de artes marcais na Argentina

Página Aberta – Informação e Realidade

 Betto “Guerreiro” vai para o Mundial Aberto, na Argentina.


Depois de conquistar em novembro de 2013, o vice-campeonato brasileiro aberto de artes marciais, na cidade de Alumínio, São Paulo, Betto “Guerreiro” participou do 36º Sul-americano da ASAM (Associação Sul-americana de Artes Marciais) no Paraguai, de 31/01 a 02/02/2014, e traz para sua cidade natal, Monsenhor Tabosa (CE), três medalhas, sendo duas de pratas e uma bronze.

A jornada começou em 2013, quando o Guerreiro recebeu o convite através de um amigo, sensei Valdemir Silva, taboense e professor de Karatê em Carapicuíba (SP), para participar do 22º Campeonato Brasileiro Aberto de Artes Marciais, que aconteceu dia 10 de novembro de 2013, em Alumínio (SP). Ao conquistar o vice-campeonato, classificou-se para o 36º Torneio Sul-americano Aberto de Artes Marciais da ASAM, em Assunção – Paraguai. Neste Campeonato Brasileiro o sensei Valdemir Silva sagrou-se campeão em sua categoria.

Após ser convocado pelo Técnico, sensei Cláudio Machado, para fazer parte da Seleção Brasileira de Artes Marciais, o Guerreiro viajou do Ceará para São Paulo, onde juntou-se com o restante da equipe, em seguida partiram para o Paraguai, no dia 30 de janeiro.

FULL CONTACT

A competição teve início e no dia 01/02, Betto “Guerreiro”, assim como o sensei Valdemir Silva começaram participando na modalidade de Full Contact, onde os dois ficaram com o vice campeonato em suas categorias. No mesmo dia, foi disputada a modalidade de Katá, onde o sensei Valdemir Silva ficou com a prata mais uma vez. No katá o Guerreiro não foi premiado. Vários membros da Seleção Brasileira foram campeões e vice-campeões nessa modalidade.

ABERTO DE ARTES MARCIAIS – SHIAI KUMITÊ

Dia 02/02 foi o dia do Shiai Kumitê, que teve início na disputa por equipes (países). A equipe brasileira foi composta por: Valdemir Silva, Pablo Mello, Márcio, Gilson Pereira e Betto Guerreiro. Brasil x Chile, Paraguai x Argentina. A equipe chilena entrou muito determinada e venceu o Brasil por 3×0. Em seguida foi a vez da equipe paraguaia derrotar os argentinos por 3×2. Na disputa pelo terceiro lugar o Brasil começou perdendo de 2×0 para a Argentina, mas, com muita garra e determinação foi buscar o resultado e trouxe o bronze para o Brasil, derrotando os argentinos de virada por 3×2.

Após o masculino foi a vez das meninas do Brasil ficarem com a prata. Fernanda Bavaresco, Tatiana Nascimento, Ariadna, Milena Lopes e Natália Almeida (esposa de Valdemir Silva), formaram a equipe feminina.

Na disputa individual, Betto Guerreiro encontrou pela frente, dois argentinos e dois paraguaios, num total de cinco lutadores, lutando pelo título sul-americano da categoria. Um dos paraguaios, através de sorteio, classificou-se direto para as semifinais, o Guerreiro despachou um dos argentinos, enquanto que o paraguaio venceu o outro, restando três competidores, o Guerreiro foi sorteado para a final, enquanto os paraguaios disputaram a segunda vaga. A final entre um brasileiro e um paraguaio foi muito disputada.

O Guerreiro saiu na frente, mas o paraguaio foi buscar o empate. Terminado o tempo normal em 1×1, foram para o tempo extra com morte súbita, o primeiro a marcar pontos seria o campeão. O Guerreiro chegou a acertar um chute frontal no estômago do paraguaio, porém os árbitros não perceberam, na sequência o paraguaio acertou um chute lateral no Guerreiro e ficou com o ouro.

TROFÉU

O Guerreiro ainda traz na bagagem um troféu que conquistou por exibição em equipe e mais um, resultado de uma homenagem especial do Presidente da APK (Associação Paulista de Karatê).

MUNDIAL DA ARGENTINA

Com os resultados obtidos, Betto “Guerreiro” vai levar o nome de Monsenhor Tabosa mais adiante, agora para o Campeonato Mundial Aberto de Artes Marciais que acontecerá em outubro deste ano, na Argentina. O sensei Valdemir Silva, também taboense, e sua esposa, Natália Almeida, estarão no Campeonato Mundial.

Deixe seu Comentário

Sua opinião é muito importante para nós, participe.

Relacionadas

Confira outras notícias da categoria.