Nesta quarta-feira (12), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assina a Medida Provisória que institui a risca de empréstimo consignado chamada “Crédito do Trabalhador”. Saiba quem tem recta a essa risca de crédito, uma vez que solicitar e quando estará disponível.
Trabalhadores com carteira assinada, inclusive trabalhadores rurais e domésticas, além de Microempreendedores Individuais (MEIs), terão entrada à risca de crédito.
O empréstimo consignado oferece melhores condições, pois o pagamento é debitado diretamente do salário do trabalhador. O trabalhador terá uma margem consignável de até 35% do salário.
No caso de deposição, o desconto será aplicado sobre as verbas rescisórias, observado o limite permitido, segundo o governo federalista.
O novo consignado pode gerar uma carteira de crédito de R$ 120 bilhões em até quatro anos, de combinação com projeções da Febraban (Federação Brasileira dos Bancos).
Quando o ‘Crédito do Trabalhador’ estará disponível?
A partir da publicação da medida provisória, o ‘Crédito do Trabalhador’ estará disponível nos bancos a partir do dia 21 de março pelo aplicativo Carteira de Trabalho Do dedo.
Caso o trabalhador tenha um empréstimo consignado já contratado, ele poderá solicitar a transmigração para a novidade risca de crédito a partir do dia 25 de abril. A portabilidade entre as instituições financeiras poderá ser feita a partir do dia 6 de junho.
Também a partir de 25 de abril, o crédito poderá ser contratado diretamente nos canais oficiais dos bancos.
Passo a passo para liberar o “Crédito do Trabalhador”:
- Acesse o aplicativo Carteira de Trabalho Do dedo (CTPS Do dedo).
- Solicite a proposta de crédito.
- Autorize que os bancos tenham entrada aos dados.
- As propostas serão enviadas em até 24h.
- Analise a melhor oferta.
- Faça a contratação por meio do banco.
Uma vez que os pagamentos serão feitos?
Mensalmente, as parcelas serão descontadas na folha de pagamento do trabalhador, por meio do eSocial. Em seguida a contratação, o trabalhador poderá seguir mês a mês as atualizações do pagamento.
Deixe seu Comentário
Sua opinião é muito importante para nós, participe.