A Nasa anunciou nesta quinta-feira (13) o prorrogação da Missão Crew-10, que agora será lançada na sexta-feira (14), às 20h03 (horário de Brasília). A nave Crew Dragon levará quatro astronautas para a Estação Espacial Internacional (ISS) e render os dois que partiram da Terreno com a Starliner, Butch Wilmore e Suni Williams, e, meses depois, ainda não conseguiram retornar.
O motivo divulgado pela dependência espacial norte-americana foi o mau tempo, já que a previsão era de ventos fortes e precipitação na trajetória de voo da Crew Dragon. O lançamento, que estava previsto para a noite desta quinta-feira (13) já havia sido diferido em função de um problema um sistema hidráulico do Falcon 9, foguete que impulsionará a missão.
A nave espacial Crew Dragon levaria os astronautas da dependência americana Anne McClain e Nichole Ayers — a comandante e o piloto, respectivamente –, da Jaxa (Sucursal Japonesa de Exploração Aeroespacial) Takuya Onishi, e da Roscosmos (dependência espacial russa) Kirill Peskov para uma estadia de murado de quatro meses — com previsão de retorno na primavera de 2025.
Posteriormente a chegada dos novos tripulantes e um período de transição, quatro residentes da ISS retornarão à Terreno a bordo de outra nave espacial da tripulação Dragon, encerrando a missão Crew-9. Entre eles, Nick Hague, Aleksandr Gorbunov e os astronautas da Starliner Williams e Wilmore.
Astronautas ficaram “presos no espaço” por meses
Williams e Wilmore estão na Estação Espacial Internacional desde junho pretérito. Pilotando a missão incipiente tripulada da nave espacial Starliner da Boeing, a dupla passou por uma jornada turbulenta até lá.
Os astronautas estavam inicialmente programados para passar murado de uma semana no laboratório orbital.
Depois que a Starliner chegou à Estação Espacial, a Nasa e a Boeing trabalharam durante semanas para entender melhor os problemas — incluindo vazamentos de hélio e problemas de propulsão — que afetaram a primeira lanço do voo de teste.
Os oficiais da Nasa finalmente decidiram que era muito aventuroso mandar a Starliner de volta para a Terreno com a tripulação. Williams e Wilmore se tornaram membros oficiais da equipe da estação espacial enquanto aguardam seu retorno para moradia junto com os outros membros da missão SpaceX Crew-9.
Relembre o caso
*Com informações de Giovana Christ, da CNN
Conheça a Crew Dragon, nave que vai “salvar” astronautas da Starliner
Deixe seu Comentário
Sua opinião é muito importante para nós, participe.