O deputado federalista Coronel Chrisóstomo (PL-RO) solicitou a convocação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, para prestar explicação sobre sua enunciação: “A polícia prende mal e o Judiciário é obrigado a soltar”.
A fala do ministro foi feita na última quarta-feira (19), em uma palestra sobre a PEC da Segurança Pública.
Chrisóstomo destacou que gostaria de uma explicação, se a fala é uma “opinião pessoal ou institucional“.
Ainda segundo o deputado, Lewandowski deve “fundamentar sua fala em evidências” e “apresentar dados concretos sobre a alegado”.
Ministério da Justiça e Segurança Pública
O Ministério da Justiça e Segurança Pública divulgou uma nota, na quinta-feira (20), para explicar afirmação feita por Lewandowski sobre prisões realizadas por polícias.
Segundo o ministério, a sintoma ocorreu em um contexto da falta de integração das informações das polícias e as audiências de custódia.
“Nesse cenário, ele falou que, hoje, há uma dificuldade de troca de informações entre as forças de segurança do país e o Poder Judiciário, o que se pretende solucionar a partir da PEC da Segurança Pública – de quem um dos objetivos é o de padronizar e uniformizar os dados produzidos pelas autoridades policiais em todo o Brasil, qualificando as ações de segurança pública”, disse a nota.
“Vale primar que o ministro iniciou sua sintoma sobre o ponto exaltando a premência de valorizar as polícias, inclusive com melhores salários, e de equipar melhor as forças policiais para, entre outros pontos, qualificar todo o processo probatório e robustecer os processos judiciais”, finalizou o Ministério da Justiça.
*Sob supervisão de Douglas Porto
Deixe seu Comentário
Sua opinião é muito importante para nós, participe.