Esporte

EUA não diz se há mecanismos para impedir Rússia de violar cessar-fogo

Página Aberta – Informação e Realidade

A Moradia Branca se recusou, nesta quarta-feira (12), a manifestar se o governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem qualquer mecanismo cumprimento planejado caso a Rússia quebre um cessar-fogo proposto pelos EUA com a Ucrânia.

“Muito, essa é obviamente uma grande questão hipotética que não vou comentar, porque ainda não chegamos lá”, disse a secretária de prelo da Moradia Branca, Karoline Leavitt, a repórteres.

“O estado atual das coisas é que os ucranianos concordaram com um cessar-fogo, os ucranianos concordaram com o projecto de sossego que foi disposto na mesa ontem na Arábia Saudita pelo secretário de Estado e nosso mentor de segurança vernáculo, com quem acabei de falar antes de vir para cá”, disse ela.

Leavitt disse que o mentor de segurança vernáculo Mike Waltz falou com seu colega russo mais cedo hoje, e que o enviado ao Oriente Médio Steve Witkoff está viajando para Moscou esta semana para pedir à Rússia que assine o projecto. Ela descreveu o estado das negociações uma vez que “na risca do décimo metro da sossego” e disse que agora cabe “aos russos concordar com leste projecto”.

Mas ela se recusou a manifestar se o presidente Donald Trump planejava vincular para o presidente russo Vladimir Putin em um esforço para exercitar pressão direta para se comprometer com o cessar-fogo.

“Não tenho uma leitura sobre as ligações do presidente, mas uma vez que o presidente sempre tem feito, se essa relação ocorrer, ele avisará vocês”, disse Leavitt.

Questionado se planejava falar com Putin esta semana para discutir a proposta de cessar-fogo, Trump disse a repórteres na Moradia Branca na terça-feira: “Acho que sim.”

Deixe seu Comentário

Sua opinião é muito importante para nós, participe.

Relacionadas

Confira outras notícias da categoria.