O ex-jogador de Corinthians e Palmeiras, Carlos Gamarra, se posicionou sobre o incidente de racismo que aconteceu contra o jogador do Palmeiras, Luighi, em jogo diante do Cerro Porteño, no Paraguai.
Gamarra, que é paraguaio, disse à Rádio “Ñanduti-PAR” que entende a “reação” dos torcedores depois, segundo ele, terem sido “provocados” pelo jogador do Alviverde.
“Eu vi as imagens; houve provocação do jogador, ele saía e mostrava a camisa. É uma reação lógica dos torcedores. Quando você vai a um jogo, você tem que mostrar caráter. Você não pode simplesmente chorar porque alguém fez um gesto ou diz um tanto para você, porque isso sempre acontece em campo. Esta é uma geração muito sensível. No Brasil, sempre tive companheiros negros, e eles nunca saíam do campo chorando porque eram gritados. Costumávamos chamá-los de ‘negão’ e zero acontecia. Era normal…”, disse Gamarra.
Racismo contra Luighi
Um caso de racismo contra jogadores do Palmeiras marcou a vitória de 3 a 0 do Verdão sobre o Cerro Porteño, pela segunda rodada da Libertadores Sub-20. Uma das vítimas da situação, Luighi chorou depois o ocorrido e entrou em embate com um repórter que evitou perguntar sobre o ocorrido.
— Ataque Futbolero (@AtaqueFutbolero) March 12, 2025
“É sério isso? Não vai perguntar sobre o ato de racismo que fizeram comigo? Até quando a gente vai passar isso? O que fizeram comigo foi um delito, você não vai me perguntar sobre isso? Vai perguntar sobre o jogo mesmo? A Conmebol vai fazer o que sobre isso? A CBF? Sei lá… Você não ia perguntar sobre isso. O que fizeram comigo é um delito, a gente é formação, a gente está aprendendo com isso”, declarou a jovem promessa do Palmeiras.
Até quando o racismo será negligenciado?
Você é gigante, Luighi! 👏🏿 pic.twitter.com/DyEHhXbk61
— SE Palmeiras (@Palmeiras) March 7, 2025
O incidente aconteceu no Estádio Gunther Vogel, no Paraguai, aos 36 minutos da segunda lanço. Na saída de campo depois ser substituído, Figueiredo foi intuito de um torcedor que imitou um macaco para o jogador brasiliano. Luighi, que também saiu, foi chamado de macaco pelos torcedores presentes.
É inadmissível que, mais uma vez, um clube brasiliano tenha de lamentar um ato criminoso de racismo ocorrido em jogos válidos por competições da CONMEBOL. A Sociedade Esportiva Palmeiras presta toda solidariedade aos atletas do clube que estão disputando a Libertadores Sub-20 no… pic.twitter.com/qTj4TIaO9X
— SE Palmeiras (@Palmeiras) March 7, 2025
Deixe seu Comentário
Sua opinião é muito importante para nós, participe.