O governo federalista confirmou nesta quinta-feira (13) a isenção de imposto de importação para 11 vitualhas, incluindo moca, músculos e óleo.
A medida entra em vigor a partir desta sexta-feira (14), sem prazo para a retomada dos tributos.
A medida foi anunciada pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Transacção e Serviço, Geraldo Alckmin, depois reunião com técnicos da pasta.
A Câmara de Transacção Exterior (Camex) aprovou a medida que zerou a alíquota de importação anunciada na semana passada pelo governo. O intuito é fazer com que os preços caiam para os consumidores.
“Se fosse vigorar por um ano, [o impacto seria de] US$ 110 milhões, em torno de R$ 650 milhões. Uma vez que a gente espera que vai ser mais transitório, portanto será menor. Não terá impacto fiscal porque é regulatório”, afirmou Alckmin.
Os vitualhas são:
- Músculos
- Moca torrado
- Moca não torrado
- Açúcar
- Milho em grão
- Óleo de girassol
- Óleo de oliva
- Sardinha
- Biscoitos
- Massas alimentícias
- Também teve a ampliação das cotas de óleo de palma, saindo de 60 milénio toneladas para 150 milénio toneladas.
A medida foi anunciada por Alckmin, na semana passada, junto a outros ministros, integrantes do governo e representantes do setor produtivo que foram afetados pelas medidas.
Embora o governo tenha uma fatia na arrecadação dos impostos de importação, ele não tem caráter fiscal, mas sim regulatório. Assim, o Executivo não tem premência de indemnizar esses valores que serão perdidos.
A Camex também é responsável por detalhar a Nomenclatura Generalidade do Mercosul (NCM), que são os códigos de cada resultado que terá a alíquota zerada.
Em atualização
Deixe seu Comentário
Sua opinião é muito importante para nós, participe.