Um projeto criado em 2015 tem incentivado o esporte, mantido fora da ociosidade e focadas no ensino escolar, cerca de 60 crianças do sexo masculino e feminino, com idade entre 5 a 11 anos, na cidade de Poranga (CE), distante 365 km de Fortaleza.
O projeto “ESCOLINHA MAIS QUE VENCEDORES” foi idealizado pelo professor especialista em educação física Thyelisom Marques, motivado pelo desejo de poder ajudar as crianças da comunidade local, com o apoio da professora Cida Marinho, diretora da Escola de Ensino Fundamental e Médio Itelvina Silvina de Pinho.
Thyelisom explica que o principal intuito do projeto, além de oferecer um trabalho profissional na modalidade futsal recreativo, é ajudar a combater a ociosidade, oportunizando as crianças mais vulneráveis, para isso, 20% das vagas são destinadas a crianças de baixa, as quais recebem gratuitamente todo o material necessário.
“O diferencial desse projeto que conta com o apoio da Prefeitura de Poranga, é utilizar principalmente a recreação como desenvolvimento pleno dos participantes, embora participem de eventos e socializem com crianças de outros municípios, o trabalho não é focando somente na competição exagerada”, ressalta o autor do projeto.
As atividades esportivas são desenvolvidas pelo professor graduando em educação física Valderir (Dedé) sócio/coordenador e pela monitora Daniela Gomes (atleta de Futsal). Disciplina e os resultados escolares são critérios para participação na escolinha.
Os resultados são comprovados. Além do desenvolvimento físico, a resposta das crianças é muito positiva em tudo. Dentro, fora do projeto e na escola. Enquanto isso a equipe técnica tem o cuidado de acompanhar e incentivar cada aluno, com isso, esperam que as crianças tenham mais chances profissionais.
Deixe seu Comentário
Sua opinião é muito importante para nós, participe.