O eclipse totalidade da Lua que ocorre na madrugada de quinta (13) para sexta-feira (14) será visível de todo o Brasil – se o firmamento não estiver nublado. Mesmo assim, é provável tomar alguns cuidados para prometer que você consiga enxergar o espetáculo completo no firmamento noturno.
Para ter uma vista privilegiada do eclipse lunar em sua totalidade, é importante prometer que o seu sítio de reparo tenha uma vista desimpedida do horizonte oeste. O eclipse terá início quando a Lua ainda estiver subida no firmamento, mas terminará quando o satélite estiver quase se pondo detrás do horizonte nessa direção.
Confira os horários do eclipse totalidade da Lua
Os eclipses lunares ocorrem quando a Terreno está entre o Sol e a Lua, que fica momentaneamente encoberta pela sombra terrestre. A sombra da Terreno é dividida em duas regiões: umbra, que não recebe nenhuma iluminação do Sol, e penumbra, que ainda é iluminada por uma porção de raios solares.
A segmento penumbral do eclipse lunar desta semana terá início às 00h57 (horário de Brasília), logo no início da madrugada de sexta-feira. No entanto, o eclipse penumbral é quase imperceptível a olho nu para nós cá da Terreno.
O espetáculo de verdade terá início às 2h09 da madrugada, quando segmento da Lua começa a ser encoberta pela umbra e o eclipse se torna visível a olho nu. A totalidade do eclipse lunar – ou seja, quando a Lua toda ficará encoberta – terá início às 3h26, atingirá seu sumo às 3h58, e terminará às 4h31.
O fenômeno também costuma ser denominado Lua de Sangue, já que o satélite oriundo encoberto pela sombra parece avermelhado para quem assiste da superfície da Terreno.
Uma vez que observar o eclipse totalidade da Lua?
Diferentemente do eclipse solar, a boa notícia é que para escoltar o eclipse lunar não é necessário nenhum tipo de sobreaviso.
Quem estiver em uma região com pouca visibilidade também pode recorrer à transmissão ao vivo do Observatório Pátrio, que acontece a partir das 0h30, no horário de Brasília.
Vai ter eclipse em 2025? Veja calendário dos fenômenos
*Com informações de Giovana Christ, da CNN
Deixe seu Comentário
Sua opinião é muito importante para nós, participe.