Esporte

Simone Biles faz 28 anos: como está a situação da ginasta para a Olimpíada?

Página Aberta – Informação e Realidade


Simone Biles completa 28 anos nesta sexta-feira, 14 de março. A maior ginasta da história não anunciou aposentadoria, mas também não confirmou a participação na Olimpíada de Los Angeles 2028, o que não parece estar nos planos da desportista.

Para o mundo da ginástica, a idade da norte-americana é considerada avançada, já que terá 30 anos na próxima edição dos Jogos. Em entrevista à revista Sports Illustrated realizada em janeiro deste ano, a desportista disse que disputar mais uma edição seria “ganância”.

“Já realizei tanto, quase não há mais zero a fazer, a não ser permanecer esnobe e tentar novamente, e para quê? Estou em um ponto da minha curso onde sou humilde o suficiente para saber quando parar. Se eu voltar, será ganância”, explicou.

Biles também citou o enlace com Jonathan Owens, jogador dos Bears, time da NFL, e planos de formar uma família.

“Que sacrifícios seriam feitos se eu voltasse agora? Quando você é mais jovem é tipo, dança de formatura, faculdade. Agora é formar uma família, permanecer longe do meu marido. O que realmente vale a pena?”, completou.

Vale evidenciar que, em Paris, ela deixou a disputa em Los Angeles ensejo: “A próxima Olimpíada é em lar, logo, nunca se sabe, mas estou ficando muito animada. Se é a minha última competição de salto? Eu meio que acertei nessa, logo, nunca diga nunca. Definitivamente é a última vez que faço o Yurchenko Double Pike (Biles II)”.

Simone Biles soma 11 medalhas olímpicas na curso, maior número de uma ginasta na história. São sete ouros, duas pratas e duas de bronze. Em campeonatos mundiais, ela tem 30 pódios. A norte-americana também é dona do recorde de mais ouros em mundiais.

A primeira Olimpíada de Biles foi em 2016, no Rio de Janeiro, quando tinha 19 anos. Ela participou de três edições desde logo: Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024.

A desportista passou a semana do natalício em viagem para as Bahamas, no Caribe, com algumas amigas. Posteriormente a disputa em Paris, ela tem publicado com frequência nas redes sociais fotos de passeios e viagens ao lado do marido.

Ginastas mais velhas

A ginasta mais velha a competir uma Olimpíada foi a desportista do Uzbequistão Oksana Chusovitina, aos 46 anos, em Tóquio, em 2021. Ela é a única mulher na história da ginástica a disputar oito edições dos Jogos Olímpicos. Ela tem uma medalha de ouro e uma de prata nos torneios.

Em Paris, a brasileira Jade Barbosa conquistou a medalha de bronze na disputa por equipes aos 33 anos.

Riqueza de Simone Biles

De concórdia com a revista Forbes, o patrimônio de Biles em 2024 estava em torno de 16 milhões de dólares (R$ 90,2 milhões na cotação da idade). A maior secção da renda da desportista vem de patrocínios e contratos com marcas, não em premiações.

Medalhas de Biles

  • 11 medalhas olímpicas (7 ouros, 2 pratas e 2 bronzes)
  • 30 medalhas em campeonatos mundiais (23 ouros)
  • Ginasta com mais ouros em campeonatos mundiais da história



Source link

Deixe seu Comentário

Sua opinião é muito importante para nós, participe.

Relacionadas

Confira outras notícias da categoria.