Fatos

A série de TV mais cara do mundo custa R$ 2,4 bilhões por temporada

Página Aberta – Informação e Realidade

A série de TV mais cara do mundo está no catálogo da Prime Video. Saiba qual é e quanto ela custa.

Quando as plataformas de streaming surgiram aqui no Brasil, muita gente nem deu tanta importância. Entretanto, atualmente, esse cenário é outro. Tanto é que a maioria das pessoas não consegue mais se imaginar sem uma delas. E na época da pandemia as plataformas ficaram ainda mais populares e estavam em uma corrida produzindo conteúdos exclusivos para atrair assinantes. Nessa corrida, surgiu a série de TV mais cara do mundo.

Isso aconteceu quando as plataformas viram que precisavam de produções “pilares”. Esse termo é usado no cinema para falar sobre os filmes que dão tanto lucro que compensam ter perdas arriscadas em suas produções. Nesse ponto, uma série “pilar” é “Os Anéis do Poder”.

Antes mesmo da popularização dos streamings a HBO já tinha começado essa tendência com a série “Game of Thrones”. Depois de dois anos, a Netflix foi no mesmo caminho com “House of Cards”. O Disney+ esperou somente alguns meses depois do seu lançamento para fazer séries com base nas franquias Star Wars e Marvel.

Por conta de todas essas produções, quando o Prime Video entrou na disputa ele precisava de algo que fosse ainda mais impactante. Justamente por isso que a empresa pagou 250 milhões de dólares, equivalente a 1,7 bilhão de reais, pelos direitos televisivos de “O Senhor dos Anéis”.

Conforme uma análise feita pelo “Box Office Mojo”, os longas arrecadaram 5,9 bilhões de dólares, ou 40 bilhões de reais. Por isso que Jeff Bezos viu um potencial de lucro com a criação de uma série derivada dos filmes e que pudesse competir com Game of Thrones.

De acordo com o “Hollywood Reporter”, a expectativa de custo de produção, em 2018, seriam cinco temporadas por um bilhão de dólares, cerca de 6,8 bilhões de reais. Contudo, o Daily Mail mostrou que esse valor já foi praticamente gasto somente com as duas primeiras temporadas.

Série de TV mais cara do mundo

A série se passa antes da trilogia de Tolkien. A primeira temporada estreou em 2022 e, da mesma forma que os filmes, foi filmada na Nova Zelândia, o que mostra o motivo de ela ser a série de TV mais cara do mundo.

Quem filmou a primeira temporada de “Os Anéis do Poder” foi a GSR Productions, uma subsidiária da Reunion Pacific Entertainment, que foi quem produziu a série para a Amazon. Conforme os demonstrativos financeiros da empresa, o custo de filmagem dessa temporada foi de 226,4 milhões de dólares, ou 1,54 bilhão de reais. Além disso foram mais 124,3 milhões de dólares, equivalente a 845 milhões de reais, com efeitos especiais até o dia 30 de junho de 2022.

Ao todo, a primeira temporada custou 350,7 milhões de dólares, 2,38 bilhões de reais, por conta dos efeitos extravagantes que recriaram exércitos de orcs marchando por cenários de contos de fadas.

Na segunda temporada, os visuais de tirar o fôlego continuaram. Mas dessa vez ela foi filmada no Reino Unido, que foi inspiração para os livros originais. Novamente, os demonstrativos financeiros da GSR mostraram que para a segunda temporada foram gastos 458,2 milhões de dólares, equivalente a 2,7 bilhões de reais.

Por conta disso, a série de TV mais cara do mundo tem um custo por minuto de 850 mil dólares, ou 5,78 milhões de reais.

“Considerando os custos exorbitantes de Os Anéis de Poder, a audiência moderada e a contínua dificuldade da Amazon em criar conexões eficazes entre o Prime Video e as compras, é improvável que a empresa esteja obtendo um retorno significativo sobre o investimento na série”, afirmou Tom Harrington, da consultoria de mídia Enders Analysis.

Entretanto, Harrington ressaltou que o objetivo do Prime é vender assinaturas de canais de terceiros, como por exemplo, Paramount+, Discovery+ e alugar filmes. Logo, o conteúdo original é somente um atrativo para que as pessoas vão até lá. 

Por conta disso, a audiência não é tão importante quanto o impacto que a produção provoca. E é inegável que “Os Anéis do Poder” teve uma influência bem poderosa.

Deixe seu Comentário

Sua opinião é muito importante para nós, participe.

Relacionadas

Confira outras notícias da categoria.