Fatos

Esse lago na Turquia poderia estar em Marte, conforme cientistas

Página Aberta – Informação e Realidade

As pessoas são fascinadas com Marte desde que o descobriram. O quarto planeta do sistema solar é, depois do nosso, o mais popular pelos mais variados motivos. Por mais que várias semelhanças existam entre a Terreno e Marte, algumas coisas existentes cá não poderiam subsistir no Planeta Vermelho, mas outras sim. Uma vez que no caso desse lago na Turquia que, de combinação com os cientistas, poderia estar em Marte.

O Lago Salda tem águas em tons de turquesa, virente e azul e é chamado de “Maldivas da Turquia”. Rodeado por vida selvagem numeroso, é tranquilo e, extremamente, lindo. Não é surpresa, para ninguém, que ele se tornou uma grande atração, mesmo que pouco conhecida.

Mas, além de uma bela paisagem, o Lago Salda oferece muito mais do que isso. De combinação com os cientistas, ele é o único sítio, no nosso planeta, que se parece com a Cratera de Jezero, em Marte. Isso chamou muita atenção dos cientistas espaciais porque, agora, os humanos voltaram sua atenção ao quarto planeta do sistema solar uma vez que um verosímil orientação de missão tripulada.

Lago na Turquia poderia estar em Marte

Hello villam

O vestuário desse lago na Turquia poder estar em Marte , também, ajudou a conscientizar a saudação da urgência de proteger esse tesouro que está ameaçado pela poluição e a subtracção do nível da chuva.

Dentre os estudiosos interessados está Briony Horgan, professora no Departamento de Ciências da Terreno, Atmosfera e Planetárias da Universidade de Purdue. Em 2019, ela foi até a Turquia, junto com a equipe do rover Perseverance da NASA, para estudar o lago e se impressionou uma vez que ele é parecido com um planeta tão distante do nosso.

“É realmente um lugar incrivelmente único. De muitas maneiras foi uma vez que estar nas margens do macróbio Lago Jezero em Marte”, disse ela.

No campo da  exploração espacial, um análogo planetário é um lugar, na Terreno, tido uma vez que parecido, ou comparável, às condições encontradas em outro planeta, ou lua. Ainda conforme Horgan, desenredar um análogo de Marte, na Terreno, é um pouco difícil por conta dos níveis altos de ferro e magnésio presentes no solo marciano e que são “muito primitivos”.

Mesmo assim, a professora pontua que o lago na Turquia tem uma constituição geológica única, foi criada no fundo do oceano no momento em que a crosta oceânica se separou e formou novas rochas, diretamente, do interno do nosso planeta. Por conta disso que esse lago na Turquia poderia estar em Marte.

Segundo Nurgül Balcı, professora do Departamento de Engenharia Geológica da Universidade Técnica de Istambul, que, também, participou dos estudos da NASA, o lago não só ajuda os cientistas a entenderem melhor a geologia de Marte, mas também dá uma visão a saudação da história da Terreno.

Nascente: CNN

Imagens: Hello villam

Deixe seu Comentário

Sua opinião é muito importante para nós, participe.

Relacionadas

Confira outras notícias da categoria.