O Havaí é considerado um verdadeiro paraíso tropical com suas florestas cheias de vida. Mas, essa é uma visão que já não é tão mais verdadeira assim. Isso porque, olhando de perto, as florestas do Havaí não tem mais espécies nativas por conta da remodelação feita pela atividade humana.
No caso das florestas de O’Bahahu, elas viraram “ecossistemas anormais”. Seus ambientes selvagens e autossustentáveis, foram construídos com espécies que não evoluíram juntas e foram moldadas pelas mudanças climáticas e atividade humana.
Por mais que as florestas do Havaí tenham uma grande quantidade de pássaros cantando, e um odor potente da vegetação tropical, praticamente, tudo veio de fora e não tem uma espécie nativa mais. Anteriormente, as florestas eram cheias de espécies endêmicas que não eram encontradas em nenhum outro lugar, mas hoje são compostas por pássaros e vegetação do mundo todo.
Florestas Havaí sem espécie nativa
On #EndangeredSpeciesDay Hawaii and the endemic birds that call these islands home immediately comes to mind. 26 of the islands’ surviving 38 native birds are listed under the Endangered Species Act, and 3 of these have not been seen for decades. pic.twitter.com/OuMM1Wr4cO
— American Bird Conservancy (@ABCbirds) May 20, 2022
Isso acontece por conta dos séculos de desmatamento, lavoura e introdução de espécies invasoras que extinguiram a vida nativa. Com isso, hoje em dia, as pimenteiras brasileiras alimentam pássaros chineses e as goiabas sul-americanas crescem de forma selvagem no Pacífico. Ou seja, as florestas de O’ahu são ecossistemas totalmente moldados pela ação do ser humano.
Curiosamente, mesmo que as florestas do Havaí não tenham uma espécie nativa, elas não são um ecossistema disfuncional. Tanto que, os ecologistas Corey Tarwater e Jef Vizentin-Bugoni, descobriram que os pássaros não nativos tem papéis essenciais, porquê por exemplo, dissiminar as sementes das últimas vegetação nativas que restam.
“Você não saberia a menos que as estudasse, mas se você caminhar por qualquer floresta ao volta de Honolulu, não encontrará uma única espécie de vegetal nativa”, disse Tarwater.
O estudo, de 2019, dos ecologistas mostrou que as espécies introduzidas no ecossistema, há um século, tem funções das aves nativas extintas na dissipação de sementes, ocupando nichos ecológicos e até na formação bandos de espécies mistas.
Outro ponto curioso, visto pelo estudo, foi a forma porquê os pássaros e vegetação não nativas interagem nas florestas do Havaí. A interação tem uma estrutura e organização da mesma forma que acontece nos ecossistemas intocados. Isso desafia o entendimento tradicional de que as espécies exóticas, somente, prejudicam um envolvente.
Nascente: Meteored
Imagens: X
Deixe seu Comentário
Sua opinião é muito importante para nós, participe.