Fatos

Mesmo com rumores de erro, Musk afirma que Starship irá a Marte em 2026

Página Aberta – Informação e Realidade

A SpaceX, do bilionário Elon Musk, tem a Starship que é o mega foguete reutilizável da empresa e sua maior aposta para a exploração espacial. Mas, nem tudo o que acontece com esse foguete é muito sucedido, porquê no caso dessas duas explosões consecutivas que trouxeram rumores de que existe alguma coisa errada com as melhorias feitas no projeto. Na tentativa de concluir com tais rumores, Musk afirmou que a Starship irá a Marte em 2026.

“A Starship partirá para Marte, no final do próximo ano, levando o Optimus porquê fardo. Se esses pousos forem bem-sucedidos, os pousos humanos poderão iniciar, em 2029, embora sejam mais prováveis ​​em 2031”, escreveu ele em seu perfil no X.

Simples que as estimativas dadas pelo bilionário são otimistas, mas não arbitrárias já que as janelas de lançamento do nosso planeta (para Marte) acontecem a cada 26 meses devido a posição dos planetas que precisam permitir uma trajetória mais eficiente e ter um consumo menor de combustível. A próxima data que uma dessas janelas acontecerá é em novembro de 2026.

Starship irá a Marte em 2026

Ecoosfera

No próximo lançamento, a meta da SpaceX é enviar cinco Starships não tripuladas para Marte. A chegada aconteceria seis meses depois, o que é um pouco antes da previsão para a missão Artemis III, a primeira missão tripulada para a lua desde 1972.

Esse trajo tem relevância por conta da Starship ser uma segmento necessário para a missão da NASA para a lua. Mas, Musk afirmou que nosso satélite oriundo é “uma distração” e a prioridade da SpaceX é colonizar Marte. Essa meta foi adotada pelo atual presidente dos EUA, o que faz o horizonte de todo o programa Artemis ser incerto.

Mesmo Musk afirmando que a Starship irá a Marte em 2026, o maior foguete do mundo não está na sua melhor período. Em janeiro foi a estreia da novidade versão de seu segundo estágio, o Starship Block 2 e, desde logo, o foguete já explodiu em dois voos consecutivos.

A primeira delas foi no voo 7 por conta de “oscilações harmônicas” que acabaram por desencadear um vazamento de propelentes, um incêndio no motor e, por término, a desintegração do foguete. Já a segunda explosão foi no voo 8 graças a um “evento energético” ocasionador do desaparecimento de vários motores e a perda de controle da Starship  até sua autodetonação.

Independente de todos os acontecimentos, Musk disse que o voo 8 teve somente um pequeno contratempo e que a Starship estará pronta para voar já no mês que vem.

Manadeira: Xataka 

Imagens: Ecoosfera

Deixe seu Comentário

Sua opinião é muito importante para nós, participe.

Relacionadas

Confira outras notícias da categoria.