Fatos

Nosso universo é um holograma? Cientistas acreditam que sim

Página Aberta – Informação e Realidade

A física teórica é um dos campos de estudo mais complexos e pleno de descobertas surpreendentes. Ela usa modelos matemáticos e abstrações para tentar racionalizar, explicar e prever fenômenos naturais. Dentre as inúmeras teorias que geram uma discussão que ela tem, existe a que diz que o universo em que vivemos é um holograma.

Essa noção parece trespassar de um roteiro de filme de ficção científica, tanto que é apresentada em “Matrix”. De harmonia com ela, a humanidade, a Terreno e tudo o mais no universo seria somente uma projeção holográfica gigante. Por mais estranho que isso possa parecer, tomar essa hipótese porquê verdade pode ajudar na solução de algumas das questões mais desafiadoras da física.

Um dos erros comuns entre as pessoas que ouvem a teoria de que o universo é um holograma é relacionar esse pensamento com “o universo não é real”, ou que tudo é uma forma de simulação. Mesmo que as pessoa sejam familiarizadas com hologramas que são projeções e, por isso não são reais, o entendimento dos cientistas é outro.

“Os filmes Matrix são muito instigantes, mas provavelmente não capturam todas as ideias da holografia”, disse Marika Taylor, professora de física teórica da Universidade de Birmingham.

O Fermilab, laboratório de física de partículas do Departamento de Força dos EUA, pensa da mesma forma e ressalta que a noção de que o universo é uma simulação pode ser enganosa. “A noção de que nosso universo tridimensional familiar é de alguma forma codificado em duas dimensões no nível mais fundamental não implica que haja alguém ou alguma coisa ‘fora’ da representação bidimensional, ‘projetando’ a ilusão ou ‘executando’ a simulação”, pontuou.

Teoria do universo ser um holograma

La cueva del lobo

Portanto, as pessoas não tem que se preocupar com a possibilidade de viver uma grande ilusão e serem usadas porquê baterias porquê é mostrado no filme. E na veras, características comuns do universo, porquê a sisudez e a terceira dimensão não seriam secção fundamental da veras, mas sim o chamado de “propriedades emergentes” pelos físicos.

E qual motivo dos cientistas terem a preocupação de explicar tudo no universo levando em consideração somente duas dimensões? A resposta volta a um problema que Stephen Hawking propôs chamado “paradoxo da informação”. De harmonia com ele, os buracos negros quebram uma lei fundamental da física.

“O paradoxo da informação é que os buracos negros parecem perder a memória do que foi jogado dentro deles”, afirmou Taylor.

Mesmo assim, a física teórica ainda tem vários desafios para provar que o universo é um holograma. Segundo Taylor, até o momento, os cientistas não encontraram nenhuma evidência irrefutável da natureza holográfica do universo.

Natividade: Aventuras na história 

Imagens: La cueva del lobo

Deixe seu Comentário

Sua opinião é muito importante para nós, participe.

Relacionadas

Confira outras notícias da categoria.