Maurizio Cattelan vendeu uma banana por 36 milhões de reais na temporada de arte de outono, mas não ficou contente com isso.
Obra de arte é o termo utilizado para designar uma composição criada e avaliada por sua função artística. Do mesmo modo que é um produto que transmite uma ideia ou expressão da pessoa habilidosa que a fez. Elas podem levar dias, meses ou até mesmo anos para serem feitas. E o objetivo da arte é tirar as pessoas do mundo e celebrar a criatividade. Contudo, existem alguns acontecimentos que chocam a todos. Como no caso da venda dessa banana por 36 milhões de reais, que surpreendeu até mesmo o mundo da arte.
A obra, no caso, é a “The Comedian”, de Maurizio Cattelan, que foi exibida pela primeira vez na feira Art Basel Miami Beach, nos EUA. Isso aconteceu cinco anos atrás e o objetivo era desarranjar as interações do mercado, como o que fez o urinol de Marcel Duchamp.
Contudo, o mundo dá voltas. E a obra original com cinco bananas agora está à venda por um valor exorbitante: 120 mil dólares cada uma. Por conta disso, a banana e o preço dela se tornaram o assunto mais comentado no mundo das artes nessa temporada de vendas de outono. Até porque, uma foi vendida por 6,2 milhões de dólares, o equivalente a 36 milhões de reais.
Banana vendida por 36 milhões
O mais interessante é que essa banana irá apodrecer e ela não está grudada em uma parede. O que foi vendido foi uma performance. Isso porque, o dono da obra a pendura na parede que quiser ou pode até comer a fruta. A obra quis ressignificar a fruta como troféu, como ready-made, como escultura banal, como propriedade intelectual dos super-ricos.
O autor da obra, Cattelan, é um artista que já fez de tudo, um gênio da arte pós-pop, do delírio mercadológico. Por conta disso, ele é capaz de chamar atenção e seduzir o mundo do “old money” como os novos ricos.
Contudo, mesmo a banana sendo vendida por 36 milhões de reais e chocando o mundo da arte, o artista não está satisfeito. Isso porque a situação acabou se tornando deboche para ele mesmo. De acordo com o próprio, ele não iria ganhar nem um centavo com qualquer que fosse o resultado do leilão.
O mais interessante de tudo é que a banana arrematada por milhões acabou sendo vendida depois em uma quitanda do Upper East Side de Nova York por 0,35 dólares, cerca de dois reais.
Fonte: Folha de São Paulo
Imagens: Daily wrap
Deixe seu Comentário
Sua opinião é muito importante para nós, participe.