Terça-Feira, 22 de Maio de 2012
O que você procura?

Agricultura
Postado em: 22/01/2012 às 11h52| Visitas:
TAMANHO DA FONTE  A- A+
Mandalas serão construídas nas aldeias indígenas de Baixa Fria e Serra Branca
A Horta Mandala tem diversas vantagens, pois permite o aproveitamento máximo da água e da terra, os custos de produção são menores que os da irrigação tradicional.

Recursos da ordem de R$ 12 mil já estão liberados e em conta para construção de 3 mandalas nas Aldeias Indígenas de Baixa Fria e Serra Branca ambas na zona rural de Monsenhor Tabosa.

De acordo com Antonio José de Sousa Dias (Antonio Dias / foto) presidente da Associação Indígena Tabajara Nascente do Acaraú/Quixeramobim – AITANAQ, os recursos foram adquiridos junto a Secretaria de Desenvolvimento Agrário – SDA.

Com relação as obras, estas devem ser executadas em parceria com a EMATERCE, com previsão para ser iniciada em breve.

Saiba como funciona

Mandalas é um sistema de produção que, numa área bem pequena e com poucos recursos, consegue garantir comida e gerar renda. Este é o modelo de horta mandala, onde os canteiros estão dispostos em círculos e não em linhas retas, ao meio existe um tanque com água, geralmente arredondado.

Plantam-se verduras, legumes, cereais, frutas, ervas aromáticas, medicinais etc. Diversidades de plantas atraem diversidades de insetos que polinizam e se autocontrolam. Caminhos devidamente projetados facilitam o manejo, a irrigação e a colheita.

Fertilizantes orgânicos repõem os nutrientes e a cobertura morta mantém a umidade e protege sua maior riqueza: o solo.

Vantagens

A Horta Mandala tem diversas vantagens, pois permite o aproveitamento máximo da água e da terra, tem custos de produção menores que os da irrigação tradicional e permite usar áreas bem pequenas. É ideal para a agricultura familiar.

Princípios para trabalhar com a Horta Mandala

1. Plantar o máximo que puder, utilizando o menor espaço;
2. Usar o mínimo de energia, para a máxima produção;
3. Promover o envolvimento de toda a comunidade;
4. Nada se perde, tudo se aproveita;
5. Trabalhar com a natureza e não contra ela.

Dorismar Rodrigues



 
LINK - ESPALHE POR AÍ!
 
Outras Notícias sobre Agricultura
08/05/2012
Seca – É preciso unir esforços para amenizar sofrimento diz Sávio Frota
25/04/2012
Estiagem - Perca da produção chega a 94,84 por cento em Mons. Tabosa
19/04/2012
Município de Monsenhor Tabosa recebe retroescavadeira
O Menor da Casa - Alice Zillá
Data:14/03/2012
Visitas:236
Urna eletrônica e biometria
Data:24/01/2012
Visitas:230
O Poder da Visão - Mudança
Data:21/10/2011
Visitas:559

 
Publicidade

Oferecimento


Pesquise no portal Página aberta.::
NOTÍCIAS TV AO VIVO RÁDIO AO VIVO ENTRETENIMENTO SERVIÇOS

©2012 - Página Aberta - todos os direitos reservados! - Ed Multimidia