
O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Monsenhor Tabosa (STTR) – através de sua diretoria (foto ao lado), conquistou mais 400 cisternas de placa para os agricultores e agricultoras de Monsenhor Tabosa.
Já havia conquistado e executado 400 cisternas pelos Programas P1MC (Programa 1 Milhão de Cisternas) e PACS e agora com mais 400, chegou a 800 famílias beneficiadas na zona rural do município.
A meta da Diretoria do Sindicato é universalizar o nosso município o mais breve possível, ou seja, atender a demanda das famílias.
O trabalho está sendo coordenado por uma comissão composta por representes do poder público e sociedade civil. Ao todo são 8 (oito), as entidades do município que formam a comissão, sendo 4 representantes da sociedade civil e 4 do poder público.
SOCIEDADE CIVIL: Sindicato – Sebastião Vieira da Silva (Sebastião Messias), Igreja Católica – Odair José, Indígenas – Luisa Nascimento de Melo (Luísa Canuto), Quilombolas – Maria Onete. Sebastião Messias é o presidente da Comissão.
PODER PÚBLICO: Câmara Municipal – Juraci Pereira, Ematerce – Lucineide, Secretária de Meio Ambiente - Assis Barbosa e Secretaria de Agricultura – Alberi Brandão.
PARCERIA
Essas 400 cisternas é uma parceria entre Sindicato e o Estado do Ceará através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) que tem a frente o secretário Nelson Martins. O Sindicato tem como Presidente Juraci Pereira dos Santos, Juraci também ocupa o cargo de vereador na Câmara Municipal.
EXECUÇÃO
Quem está executando o programa é a CEALTRUA, entidade ganhadora da licitação a qual pretende concluir os trabalhos em quatro meses.
CAPACIDADE
As cisternas têm capacidade para armazenar 16 mil litros de água e as famílias beneficiadas receberam um curso em GRH (Gerenciamento em Recursos Hídricos) para aprender a tratar a água, lidar com a cisterna e a conviver com o semiárido respeitando o meio ambiente.
INVESTIMENTOS
Ao todo 90 comunidades serão beneficiadas. Cada cisterna custará em torno de R$ 2.200 sendo o investimento total de R$ 880 mil.
DORISMAR RODRIGUES