Política

Câmara de Monsenhor Tabosa concede título de Cidadão Taboense a seis homenageados

Página Aberta – Informação e Realidade

 Homenageadas: Suely Holanda, Tatiara Gomes e a vereadora Solange Baltazar. Foto: Dorismar Rodrigues


Em Sessão Solene realizada na noite desta quarta-feira (29), a Câmara de Vereadores de Monsenhor Tabosa – CE, homenageou 6 pessoas com o título de Cidadão Tabense, que em setores diversos são destaques e contribuem para a história do município.

A cerimônia organizada pela Câmara e conduzida pelo presidente da Casa de Leis, vereador Vicente Sampaio Filho (Vicentinho), aconteceu no Plenário de Deliberações e contou com a presença dos demais vereadores, e convidados.

Para a Vereadora Solange Baltazar, primeira secretária da Mesa Diretora da Casa, esse evento tem como objetivo agradecer os que têm feito um trabalho extenso no município. “Ao todo, seis cidadãos foram agraciados com o reconhecimento da Câmara Municipal”. Essa é uma das solenidades mais importantes para o Poder Legislativo, “e o momento de retribuirmos aqueles que contribuíram e continuam de alguma forma contribuindo para o desenvolvimento econômico e social de Monsenhor Tabosa”, disse.

Título

Um título de Cidadão Honorário é um título honorífico concedido a pessoas não naturais de um município, mas que lá foram morar ou desenvolveram sua vida. É um reconhecimento da comunidade pelo trabalho e vida que embora não naturais de um município, ajudaram no crescimento deste. O Título de Cidadão equipara a pessoa homenageada a uma adoção oficial. A pessoa agraciada passa a ser um irmão, um conterrâneo, uma pessoa da terra natal.

Homenageados

Tatiara Gomes do Nascimento – Nascida em Aracaju – Sergipe, no seio de uma família humilde, porém respeitável. Formou-se aos 24 anos, no curso de Psicologia pela Faculdade Pio Décimo; especialista em Enfrentamento à Violência pela Pontifica Universidade Católica do Paraná; especialista em Saúde pela Escola de Saúde Pública do Ceará; especialista em Neuropsicologia pela Universidade Christus; especialista em Psicologia do Trânsito e Avaliação de Condutores pela Universidade Paulista e especialista em Gestão em Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública e FIOCRUZ.

De 2008 a 2010 atuou como Psicóloga do CREAS (Centro de Referência Especializada de Assistência Social) e Centro de Referência da Mulher em Barra dos Coqueiros, Sergipe. Foi docente do Curso de Licenciatura em História da Universidade Estadual Vale do Acaraú nos anos 2008 e 2009, ministrando as disciplinas: Psicologia da Infância e da Adolescência e Desenvolvimento da Aprendizagem. Foi psicóloga voluntária da Associação de Apoio aos Portadores de Deficiência de Barra Dos Coqueiros (2008 a 2010).

Em janeiro de 2011, diante da sua vasta experiência, se deparou com um dos maiores desafios profissionais, recebeu o convite para implantar o CREAS no município de Monsenhor Tabosa, Ceará, onde foi tão bem acolhida, que abraçou esta cidade como sua e esse encontro está completando sete anos.

A homenageada atualmente é psicóloga do CREAS, assistindo indivíduos e famílias com direitos violados e psicóloga do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), onde desenvolve ações de territorialização e planejamento local de saúde, promovendo humanização dos serviços e atuando como suporte à saúde mental.

Dona de uma sensibilidade genuína em relação à alma humana, podemos destacar seu sucesso no exercício da psicologia, profissional que lutou, luta e continuará lutando por um mundo melhor, menos violento!

Maria Sualy Correia Holanda, natural de Maranguape (CE), formada pela Universidade Estadual do Ceará (UFC), trabalha como Assistente Social em Monsenhor Tabosa, desde o ano de 2010, quando foi convidada por uma família taboense a exercer nessa cidade sua profissão. “Como uma cidade cearense… seria acolhedora, no entanto, foi muito mais que isso… foi uma identidade entre mim e suas famílias, que se deu de maneira mística, digo! Amante que sou da cultura nordestina, em Monsenhor Tabosa, pude vivenciar diversos aspectos dessa cultura: o mercado dos feirantes, com sua conversa simpática; o comércio local, onde sempre somos bem reconhecidos… trabalhar com as famílias, então, foi, e é, uma aprendizagem contínua, poder compartilhar de suas potencialidades e desafios é gratificante, onde colho milhões de aprendizagens”, afirma Suely.

Primeiramente trabalhou no CRAS – CENTRO DE REFERENCIA DE ASSIDTENCIA SOCIAL, onde pode viabilizar direitos sociais. Em 2010, foi trabalhar no CREAS – CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, equipamento cuja proposta é a Proteção Social às vítimas de violência, onde ela afirma ter continuado aprendendo sempre um pouco mais sobre fé, resiliência e afeto.

“Os anos foram seguindo, e a cada dia, fui confirmando as palavras do taboense: Monsenhor Tabosa é uma família só!! Somos todos uma mesma família, que moramos em casas diferentes. Pensamos, obviamente, de maneiras diferentes, mas, no meio disso tudo, há o afeto, que traduzido em respeito, nos faz caminhar na construção de uma cidade para todos”, diz.

“É, por toda essa identificação com a cultura taboense, por todo o carinho recebido dessa gente, que me sentirei por demais honrada com esse titilo a mim concedido, o título de Filha da Terra, através de sua câmara legislativa no projeto encampado pela vereadora Solange Baltazar”.

Francisco Rogério de Freitas, – é natural do município de Independência (CE), ingressou na Polícia Militar do Estado do Ceará, em junho de 1986, na cidade de Sobral, na época foi transferido para a cidade de Crateús. Em janeiro de 1991 foi designado para compor o destacamento policial da cidade de Monsenhor Tabosa (CE), onde chegou como soldado, e, hoje ocupa o cargo de Subtenente. Em dezembro desse ano será promovido ao cargo de 2º Tenente.

Rogério completa 30 anos na honrosa corporação da PMCE e apesar de alguns intervalos, há 26 mantém vínculos de trabalho e amizades com a cidade de Monsenhor Tabosa. Ao longo desse tempo, chegou a atuou como jogador da seleção taboense de futebol; Também ministrou aulas pelo PROERD – Programa Educacional de Resistência à Drogas e Violência. Teve uma união estável por 10 anos com a jovem Ana Lúcia Chaves, com quem teve um filho: João Pedro Chaves Freitas. Subtenente Rogério é hoje Comandante do Destacamento da Polícia Militar do município de Monsenhor Tabosa (CE).

Roberto David Pedrosa, natural da cidade de Brejo Santo (CE), região do Cariri, filho de agricultores, tonou-se enfermeiro pela Universidade Regional do Cariri (URCA); em 2007 e 2008 trabalho na cidade de Quiterianópoles (CE), em 2009, foi convidado a trabalhar em Monsenhor Tabosa (CE), onde assumiu a coordenação da enfermagem do Hospital Municipal; Pós-graduado em Urgência e Emergência foi convidado em 2010 a atuar na primeira Unidade de Pronto Atendimento de Juazeiro do Norte (UPA); Foi professor do Centro de Ensino Tecnológico – CENTEC; em 2011, atuou no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU e assume a Coordenação do Centro Cirúrgico da Santa Casa de Sobral (CE); Em outubro de 2011 retorna para Monsenhor Tabosa, em 2015 foi aprovado em concurso público em sua cidade natal – Brejo Santo, mas optou por ficar em Monsenhor Tabosa onde continua a desempenhar relevantes serviços junto à sociedade taboense.

Ana Maria Facundo Alves, empresária (ramo da construção civil), 47 anos de idade, natural de Boa Viagem (CE), casada com o empresário Jessé Alves da Silva Filho, juntos o casal tem três filhos. Ana Maria e o esposo, através do trabalho e geração de renda, contribuíram com o município onde passaram a ter grandes vínculos de amizade.

Jessé Alves da Silva Filho, empresário (ramo da construção civil), 53 anos de idade, natural de Boa Viagem (CE) – Sertões de Canindé, casado com a empresária Ana Maria Facundo Alves, o casal tem três filhos. Jessé Filho – deu importante contribuição ao município, executando obras e gerando empregos na cidade.

Reportagem: Dorismar Rodrigues

Deixe seu Comentário

Sua opinião é muito importante para nós, participe.

Relacionadas

Confira outras notícias da categoria.