Política

Camilo Santana sanciona lei que cria o Programa Médico da Família Ceará

Página Aberta – Informação e Realidade

O governador do Ceará, Camilo Santana, sancionou na manhã desta quinta-feira (20) a lei que cria o Programa Médico da Família Ceará. A assinatura foi realizada em coletiva de imprensa, que contou com a participação do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, do secretário da Saúde do Estado, Henrique Javi, da secretária da Saúde de Fortaleza, Joana Maciel, do superintendente da Escola de Saúde Pública, Salustiano Pessoa, e do presidente da Aprece, Gadiel Gonçalves.

O Programa Médico da Família Ceará é uma iniciativa do governo estadual para preencher as vagas abertas no Programa Mais Médicos com a saída dos profissionais cubanos. “A demanda surgiu a partir da necessidade de preencher as vagas com a saída desses profissionais, porém nosso intuito não é apenas substituir mas ampliar o Programa Mais Médicos e garantir a cobertura de 100% de atendimento médico na atenção primária”, disse o governador Camilo Santana.

A lei de iniciativa do Poder Executivo visa estimular a qualificação e valorização dos profissionais de saúde do Estado, com o pagamento da bolsa de R$ 11.865,60, mesmo valor pago no Programa Mais Médicos, além de oferecer curso de pós-graduação em “Atenção Primária à Saúde”, com duração de um ano, sob responsabilidade da ESP/CE. A graduação também somará pontos em seleções nas residências nos hospitais estaduais.

“O Programa Médico da Família Ceará vai fortalecer a atenção primária à saúde, na perspectiva de formar profissionais médicos que se sintam atraídos para vivenciar a experiência e formação em saúde da família, bem como estimular e apoiar a promoção da saúde nos municípios”, avalia o secretário da Saúde do Ceará, Henrique Javi.

Com atuação nos eixos de ensino, pesquisa e extensão, o Programa Médico da Família Ceará buscará criar mecanismos que reduzam situações de vulnerabilidade e os riscos à saúde da população. A estratégia educacional será baseada em ambientes de trabalho, favorecendo a integração ensino-serviço.

Página Aberta – Governo do Estado do Ceará

Deixe seu Comentário

Sua opinião é muito importante para nós, participe.

Relacionadas

Confira outras notícias da categoria.