A atualização da caderneta de vacinação dos estudantes da rede municipal e estadual de ensino já iniciou em Fortaleza. Nacionalmente, a campanha do Governo Federalista teve início nesta segunda-feira (14/4), mas na capital cearense, a iniciativa foi antecipada e, desde fevereiro deste ano, já acontece nas escolas públicas da cidade.
A ação é realizada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e faz secção do Programa Municipal de Imunização e integram as os programas Saúde na Escola (PSE) e Gente Juvenil.
Ao todo, a iniciativa contempla 274 unidades escolares, sendo 219 da Rede Municipal e 55 da Estadual. Todas as vacinas previstas no Calendário Vernáculo de Vacinação são ofertadas, incluindo o imunizante contra a gripe para quem faz secção do grupo prioritário. A vacinação é realizada mediante autorização dos responsáveis e também contempla professores.
A coordenadora de Imunização de Fortaleza, Vanessa Soldatelli, destaca a prestígio da ação. “A vacinação nas escolas é uma estratégia fundamental para facilitar o chegada e ampliar a cobertura vacinal entre crianças e adolescentes. Por isso, é principal que pais e responsáveis autorizem a emprego, garantindo que seus filhos estejam protegidos contra doenças imunopreveníveis.”
A intersetorialidade também é engrandecido por Vanessa uma vez que principal para perceber o público meta. “Nós, da equipe de imunização, atuamos em parceria com as áreas técnicas da Saúde da Rapaz, do Juvenil, da Mulher e com o Programa Bolsa Família. Contamos ainda com o suporte dos grupos técnicos das Coordenadorias Regionais de Saúde (Cores), que recebem capacitação contínua, por meio de treinamentos e encontros ao longo do ano”, enfatiza.
Campanha pátrio
A campanha pátrio Saúde na Escola foi lançada pelo Governo Federalista na última sexta-feira (11/4), com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal em todo o país. A mobilização acontece entre os dias 14 e 25 de abril, conforme anunciado pelos ministros da Ensino, Camilo Santana, e da Saúde, Alexandre Padilha.
Com a antecipação das ações em Fortaleza, a capital cearense reforça seu compromisso com a prevenção de doenças e a promoção da saúde, por meio da integração entre as áreas da ensino e da saúde.
Deixe seu Comentário
Sua opinião é muito importante para nós, participe.