Política

Morre João Orleans, ex-vereador pelo município de Monsenhor Tabosa – CE

  • 20 maio 2017
  • Ex-vereador João Orleans tinha 58 anos de idade. Foto: Facebook


Faleceu neste Sábado (20), o ex-vereador pelo município de Monsenhor Tabosa – CE, João Orleans Alves Rodrigues. Em 2000, João Orleans foi candidato a vereador pelo Partido Popular Socialista (PPS), tendo sido eleito entre os 11 vereadores para o quadro legislativo que atuou de 2001 a 2004. Na época o município passava pela sua 12ª eleição municipal. Atualmente João Orleans atuava como comerciante no seguimento de açougue e frigorifico.

Segundo Júnior Rodrigues, filho do ex-vereador, ele começou a se sentir mal na ultima quarta-feira (17), hoje teve uma piora, foi levado ao hospital com fortes dores abdominal, em seguida foi transferido para um hospital em Sobral. Por volta de 10:00:hs foi submetido a uma cirurgia, os médicos o diagnosticaram com aneurisma arterial aórtico. Apesar da intervenção, os médicos disseram que o quadro era irreversível e no fim da tarde veio a óbito.

Pelas redes sociais, muitos amigos se solidarizam com os familiares e lamentam a perda inesperada. O corpo do ex-vereador será velado em sua residência na Rua São Sebastião, no centro de Monsenhor Tabosa. O sepultamento deve acontecer no final da tarde de domingo (21), no cemitério local.

ANEURISMA DA AORTA

A aorta é o maior vaso do corpo. Ela sai do seu coração, passa pelo seu peito e vai até o seu abdômen, onde se divide para fornecer sangue para suas pernas. Um Aneurisma de Aorta Abdominal (AAA) é uma protuberância ou dilatação preenchida de sangue na parte da sua aorta que corre através do seu abdômen.

Com o tempo, essa protuberância na aorta pode tornar-se fraca, e a força da pressão arterial normal pode fazer com que ela se rompa. Isso pode levar a dor grave e hemorragia.

CAUSAS

Não se sabe o que exatamente causa um aneurisma de aorta abdominal em algumas pessoas. A dilatação pode ser causada por uma fragilidade na parede da aorta, onde ela se incha. Alguns médicos acreditam que essa dilatação pode ser devida a artérias obstruídas (aterosclerose), mas ela também pode estar relacionada à hereditariedade, lesões ou outras doenças.

SINTOMAS

Muitas pessoas com aneurisma de aorta abdominal não têm nenhum sintoma. Frequentemente, os aneurismas crescem lentamente e não são notados. Muitos nunca chegam ao ponto de romperem; outros aumentam rapidamente.

Quando um aneurisma de aorta abdominal se expande, o paciente ou o médico podem perceber uma palpitação no meio ou na parte inferior do seu estômago, dor na parte baixa das costas, ou flacidez no seu peito. A maioria dos aneurismas abdominais é identificada durante exames médicos de rotina.

FATORES DE RISCO

Mesmo que as causas exatas do aneurisma de aorta abdominal não sejam claras, existem alguns fatores de risco associados a ele:

Pessoas acima de 50 anos de idade
Fumantes ou com histórico de fumantes
Artérias obstruídas (aterosclerose)
Pressão arterial alta (hipertensão)
Histórico familiar (fatores genéticos)
Colesterol alto (hipercolesterolemia)

DIAGNÓSTICO

Se o médico vê os sinais de um aneurisma de aorta abdominal, ele poderá programar testes especiais para confirmar o diagnóstico. Geralmente, os testes envolverão a tomada de imagens do abdômen usando imagem por ressonância magnética (RM), tomografia computadorizada (TC) e imagens de ultrassom.

As imagens produzidas por esses métodos ajudam o médico a “ver” dentro da aorta e de outros vasos sanguíneos e órgãos do seu corpo para verificar se um aneurisma de aorta está presente.

Compartilhar

Deixe um comentário