Os eleitores podem transferir, atualizar ou emitir o título eleitoral até esta quarta-feira (9) para participar das eleições de 2018. O prazo é válido para os municípios em que a biometria é obrigatória.
Desde segunda-feira (7), alguns órgãos da Justiça Eleitoral tem registrado longas filas em vários pontos do país.
No município de Monsenhor Tabosa (CE), onde os leitores passaram a pertencer ao Cartório Eleitoral de Tamboril (zona 061), a biometria ainda é facultativa. Entretanto, a unidade de atendimento teve que estender o horário de atendimento até às 18 horas para atender a demanda.
Enedes Ferreira Pinho, coordenador da unidade descentralizada, explica que em Monsenhor Tabosa, quem já tem o título e não fez a biometria, poderá votar em outubro. “Em seguida, após o dia 15 outubro, o sistema da justiça eleitoral deverá abrir com a obrigatoriedade e os eleitores terão até dezembro de 2018 para realizar o cadastro biométrico. Quem não fizer nesse prazo terá o título cancelado”.
Para o eleitor que já fez a biometria e tem o título de eleitor com a Zona 093, já pode trocar o título para a zona atual (061 – Cartório de Tamboril), o prazo é até dia 27 de maio de 2018.
Guia do eleitor
O 1º turno ocorre no dia 7 de outubro. Se nenhum dos candidatos a presidente ou governador tiver mais da metade dos votos válidos, o 2º turno deve ocorrer em 28 de outubro.
Neste ano, os eleitores votam neste ano para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual ou distrital.
O voto é obrigatório no Brasil. Apenas eleitores que têm menos de 18 anos ou mais de 70 anos não precisam votar. O voto também é facultativo para analfabetos.
Deixe seu Comentário
Sua opinião é muito importante para nós, participe.