Redes Sociais

Política

Quatro novos prefeitos foram eleitos em municípios do interior do Ceará

Página Aberta – Informação e Realidade

Publiclado

em:

Página Aberta – Informação e Realidade
 Pedro Henrique tem 27 anos de idade e fica no cargo até 2020. Foto: Divulgação

Eleitores de quatro municípios do Ceará, Tianguá, Santana do Cariri, Frecheirinha e Umari – tiveram eleições suplementares neste domingo (3) para a escolha de prefeitos e vices, em eleições suplementares. Isso porque os eleitos em 2016 perderam os mandatos em decisões do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e Superior Tribunal Eleitoral (TSE). Os eleitos cumprem mandatos de dois anos até as próximas eleições municipais, em 2020.

Umari

Em Umari, duas mulheres concorreram às eleições, a vereadora, Ana Paula Viana, pela Coligação ‘Determinação e compromisso com o povo’ e a ex-prefeita, Neide Moura (PSB), pela coligação ‘Umari juntos para servir’.

Com 56,9% dos votos válidos, os eleitores escolheram a candidata Neide Moura para dirigir o município até 2020. Ela conquistou 2.739 dos 4.814 votos válidos. O índice de abstenção no município ficou em 19,9%, com a ausência de 1.250 eleitores. Segundo o TSE, 5.030 eleitores votaram o que representa 80,1% do total.

A apuração eletrônica foi realizada na cidade de Icó, sede da 15ª Zona Eleitoral. Em fevereiro passado, o prefeito Alexandre Barros Neto, e a vice-prefeita, Laura Lustosa Ribeiro, foram definitivamente cassados pela Justiça Eleitoral. Os dois foram acusados de captação ilícita de sufrágio (compra de votos).

 Santana do Cariri.

No Município de Santana do Cariri, que possui 12.178 eleitores, o vitorioso foi Pedro Henrique (PMDB) com 50,08% dos votos válidos (5.004), apenas 15 votos de diferença para o segundo colocado, Vicente Brilhante (PDT), que obteve 49,92% (4.989). Maristela Sampaio é a nova vice-prefeita. Foram apurados 12.178 votos e o município teve 13,68% de abstenção. De acordo com o TRE-CE, 10.512 eleitores compareceram às urnas, número que representa 86,32% do eleitorado.

As ruas amanheceram mais movimentadas. O ex-vereador Vicente Brilhante (PDT) foi o candidato a prefeito derrotado na coligação “Juntos Abraçamos Santana; Não Podemos Parar”, que contou com apoio da ex-prefeita cassada, Danieli Machado. O clima foi de tranquilidade e não houve muita demora nas 46 seções, divididas em 21 locais de votação. No entanto, no sábado (2) um policial militar da reserva foi preso pela Polícia Federal por porte ilegal de armas. Já na madrugada desse domingo, duas pessoas acusaram outro PM de fazer disparos para o alto em via pública. As testemunhas e o oficial foram ouvidos. Nos dois casos, eles têm envolvimento com a campanha. Por isso, 30 homens do Batalhão das Divisas, do Batalhão de Ronda de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) e da Força Tática reforçaram a segurança no Município, espalhados nas zonas urbana e rural.

Tianguá

Em Tianguá, as eleições foram para substituição do prefeito Luiz Menezes de Lima e do vice-prefeito, Aroldo Cardoso Portela, cassados pela Lei da Ficha Limpa. Tianguá foi o único município com três candidatos na disputa. Dr. Jaydson (PTB) recebeu 53,27% dos votos e foi eleito o novo prefeito. Dr. Luiz (PSD) e Zé Terceiro (PEN) obtiveram 45,78% e 0,95% dos votos, respectivamente. Votos brancos e nulos somaram 6,03% do total.

 Frecheirinha

No Município de Frecheirinha, 81ª Zona Eleitoral, Helton Luis (PDT) foi eleito novo prefeito.

De acordo com informações do TSE, a candidata Silvia Lucia Sousa Aguiar Araújo (Silvinha) (PP) teve a candidatura indeferida e seus votos foram invalidados.

Eleição suplementar

Em todo o Brasil, houve eleições suplementares neste domingo (3), em 20 municípios: Teresópolis (RJ) Jeremoabo (BA), Pirapora do Bom Jesus, Bariri e Turmalina (SP), Umari, Tianguá, Frecheirinha e Santana do Cariri (CE), Bom Jesus (RS), Niquelândia (GO), Vilhena (RO), Guanhães, Ipatinga e Pocrane (MG), João Câmara, Pedro Avelino, São José do Campestre, Parazinho e Galinhos (RN).

O TRE do Rio de Janeiro também já marcou eleições suplementares para outros dois municípios, onde serão realizadas no dia 24 de junho: Cabo Frio e Rio das Ostras.

Ter a credencial de um reconhecido veículo de comunicação, através da firme atuação no campo jornalístico, com conteúdos exclusivos e múltiplas linguagens, sobretudo a constante busca pela excelência profissional e a formação das parcerias necessárias para construir os melhores resultados.

Continue Lendo
Publicidade Página Aberta – Informação e Realidade Página Aberta – Informação e Realidade