Com 15. 326 eleitores, a 93ª Zona Eleitoral do município de Monsenhor Tabosa/CE, integra a relação das 13 zonas eleitorais que serão extintas no Ceará. A decisão é do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), através da Resolução nº 23.512/2017 e Portaria TSE n 207, de 21 de março de 2017.
A portaria assinada pelo ministro do TSE Gilmar Mendes estabelece que os tribunais regionais eleitorais fizessem estudos de zoneamento das zonas eleitorais localizadas no interior dos estados e apontassem ao TSE quais poderiam ser extintas conforme critérios estabelecidos. Entre os critérios está o número de eleitores. A partir de agora, as zonas eleitorais deverão ter 100 mil eleitores cada.
O objetivo do corte de zonas eleitorais em todo o País seria a necessidade de enxugar gastos. O Estado do Ceará tem, no total, 123 zonas. “Para o presidente do TRE-CE, desembargador Abelardo Benevides, a medida não trará benefícios ao Estado”.
Os eleitores das zonas eleitorais extintas deverão ser redistribuídos para as mais próximas. O documento ainda estabelece que as zonas encerradas “poderão ser transformadas temporariamente em postos de atendimento” ao eleitor, até o fim de 2018.
Ainda não há definição sobre a qual zona eleitoral Monsenhor Tabosa será agregado, acredita-se que o município será assistido peja 61ª Zona Eleitoral do município de Tamboril.
A medida não afeta o recadastramento biométrico que segue normalmente no município até o mês de dezembro. Para o recadastramento a justiça eleitoral atende também através de agendamento que pode ser feito no site do TER/CE ou pelo número 148, de segunda a sexta-feira, de 7 às 19h. Para facilitar seu atendimento, tenha em mãos o número do título de eleitor se já o possuir.
Reportagem Dorismar Rodrigues
Deixe seu Comentário
Sua opinião é muito importante para nós, participe.