O Estado do Ceará vai abrigar a sede de um Centro Regional de Inteligência da Polícia Federal do Nordeste, o primeiro do País a ser implantado. O anúncio do acordo entre o governo federal e o Estado do Ceará foi feito, ontem (7). A iniciativa tem o apoio de todos dos governadores da região.
O objetivo do Centro é reforçar o combate das forças de segurança contra o crime organizado, que atua por meio de facções locais e braços regionais do narcotráfico do Rio de Janeiro e de São Paulo.
Ontem, em Brasília, ao lado do ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann (PPS-PE) e do governador do Ceará, Camilo Santana (PT-CE), o presidente do Senado Federal, Eunício Oliveira (PMDB-CE), fez o anúncio da confirmação do Ceará como sede do Centro Regional de Inteligência da PF. Eunício, fez questão de dizer que a conquista só foi possível graças à articulação política do governador cearense.
O reforço dos setores de inteligência contra o crime organizado faz parte da série de medidas que o governo federal e o Congresso discutem e elabora para realizar o enfrentamento aos diversos casos de violência que vem assustando cidades como o Rio de Janeiro e Fortaleza.
O governador cearense comemorou o acordo fechado para tirar o projeto do papel.
Essa é uma grande conquista para a segurança pública do nosso Estado e de todo o Nordeste, declarou após o fechamento do acordo no Palácio do Planalto com Michel Temer.
A localização geográfica estratégica do Ceará, ponto mais próximo dos continentes africano e europeu, além de estar na rota para o Caribe e América do Norte, foi um dos principais argumentos técnicos para a escolha do Estado para abrigar a sede do primeiro Centro Regional de Inteligência da PF.
O crescimento econômico do Estado, impulsionado pela ampliação das atividades do Porto do Pecém e do Aeroporto Pinto Martins, também foi destacado nas negociações, o Ceará será o coração das atividades de inteligência da PF no Nordeste.
Deixe seu Comentário
Sua opinião é muito importante para nós, participe.