Segurança

Três pessoas morrem em Tamboril vítimas de acidentes com motos

Página Aberta – Informação e Realidade

 Ocorrências foram atendidas pela composição da VTR 7331. Foto: Reprodução.


O número de acidentes com motocicleta nas estradas cearenses preocupa cada vez mais as autoridades de segurança e de saúde pública. Somente no município de Tamboril, acidentes envolvendo motocicletas, vitimaram fatalmente três pessoas neste domingo (18).

O primeiro acidente foi registrado pela Polícia, por volta das 10h40min, na CE 167, próximo à zona urbana, a vítima foi o agricultor Sr. ELIAS OLIVEIRA SILVA, de 44 anos, casado, residente na Vila São Pedro, Conjunto Mutirão, Tamboril-CE, ele conduzia uma motocicleta quando perdeu o controle e caiu ao solo, chegando a ser socorrido ao hospital local, mas não resistiu e veio a óbito. Quando a composição da VTR 7331 chegou ao local, a vítima já havia sido socorrida e a motocicleta retirada por familiares, não sendo possível a identificação da mesma.

Já por volta das 09h30min, na rodovia CE 265, há 07 km após a Cruzeta, zona rural de Tamboril (CE), foram vítimas fatais de acidente de trânsito, o Sr. DEUSALINO RODRIGUES DE ARAÚJO, 24 anos, residente na Rua PV, nº 54, em Tamboril, a vítima conduzia a motocicleta Honda Titan, prata, placa NUR 0181 – Monsenhor Tabosa-CE, ele veio a óbito no local. Como garupeiro estava o Sr. Serafin Moreira Jacauna, de 53 anos, residente em Sossego, Tamboril-CE, sendo este, socorrido ao hospital local, onde se encontra internado.

A outra vítima fatal trata-se do Sr. JUCELINO NASCIMENTO DE CASTRO, 46 anos, amasiado, camelô, natural de Tamboril, residente no Mutirão, Vila São Pedro, Tamboril-CE, este conduzia a motocicleta Honda Titan, vermelha, placa HYI 7468, Tamboril. Populares informaram a composição da VTR 7331: SGT JANILDO, SGT ROSENDO, SGT TEIXEIRA E SD PIMENTEL, que as duas motocicletas vinham em sentido oposto quando colidiram. A ocorrência foi atendida pela PRE do Posto do Distrito de Sucesso, Tamboril, VTR 2026: SGT ANDRÉ ELOI E SGT SAMPAIO, que permaneceram no local do sinistro até a chegada do rabecão do IML.

Frota

O crescimento da frota de motocicletas no Ceará é avaliado com preocupação por parte das gestões estadual e municipal, além dos especialistas em engenharia de trânsito. Isso tanto pelo número de acidentes envolvendo motos com mortes ou com sequelas, como pela forma arriscada como muitos circulam, sem o uso do equipamento de segurança como capacetes ou calçado apropriado.

A frota de motocicletas cresceu 210% nos últimos dez anos no Ceará, segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE). Em 2007, 426.1 mil circulavam no Estado. Em dezembro de 2017, esse número pulou para 1.320 milhão. Enquanto que, no mesmo período, o número de habitantes registrou aumento de 10%, passando de 8.185 milhões para 9.022 milhões, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isso significa que, para cada grupo de sete pessoas, existe uma moto registrada no Órgão. Essa relação já foi de 19 para uma.

As motos já representam 43,13% do total da frota no Estado. Em 2007, eram 37%. Em Fortaleza, esse avanço também é observado. Há dez anos, o total desse modal era de 93,9 mil unidades e hoje já somam 283.8 mil, um aumento de 202%. A Capital tem uma moto para cada nove pessoas. Antes eram 26 para cada modal do tipo, quando, pela estimativa do IBGE, eram 2.431 milhões de habitantes.

Deixe seu Comentário

Sua opinião é muito importante para nós, participe.

Relacionadas

Confira outras notícias da categoria.