Sem categoria

Alimentos produzidos em assentamentos de Tamboril, no CE, integram o cardápio da alimentação escolar de 8 mil alunos

Página Aberta – Informação e Realidade

 Agricultores colhem hortaliças no Assentamento Dois de Maio. Foto: Página Aberta


Apesar da seca que há seis anos castiga o nordeste, dois assentamentos da Reforma Agrária, no município de Tamboril (CE), estão produzindo toneladas de alimentos orgânicos para as famílias dos assentamentos e para alunos de escolas públicas da região de Crateús.

Os Assentamentos Dois de Maio e Monte Alegre são os que mais produzem alimentos orgânicos no município. Entre os itens produzidos estão: verduras, hortaliças e frutas de boa qualidade.

Mensalmente são produzidos cerca de 7 toneladas de alimentos, a maioria hortaliças, que integram o cardápio da merenda escolar de 8 mil alunos de 55 escolas dos municípios de: Tamboril, Crateús, Catunda, Ararendá e Hidrolândia.

Os assentamentos conquistados pelo MST, em Tamboril, além da terra, dispõem de infraestrutura hídrica, como: açudes, poços e cisternas de enxurradas, o que contribui para que os trabalhadores transformem a terra que antes era improdutiva, em fartura de alimentos e conhecimento.

Carlos Aglemilson de Sousa Luz, membro do MST, lembra que há alguns anos quando a terra foi conquistada no Assentamento Dois Irmãos, não havia nada, entretanto, hoje estão produzindo alimentos de boa qualidade. “Isso é uma prova viva de que a reforma agrária é uma das saídas para a pobreza no Brasil”, diz ele.

Reportagem: Gene Santos.
Edição: Dorismar Rodrigues

Deixe seu Comentário

Sua opinião é muito importante para nós, participe.

Relacionadas

Confira outras notícias da categoria.