Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram] WhatsApp: [link do WhatsApp]
O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost Martínez foi eleito uma vez que novo papa durante o Conclave, sucedendo o pontífice Francisco. Aos 69 anos, Prevost traz uma trajetória extensa e respeitada dentro da Igreja, marcada por proximidade com seu predecessor, que o nomeou, em 2023, prefeito do Dicastério para os Bispos — órgão responsável pela seleção e nomeação de bispos no mundo inteiro.
Nascido em 14 de setembro de 1955 em Chicago, fruto de mãe de origem espanhola, Prevost ingressou no noviciado da Ordem de Santo Agostinho (OSA) em 1977, fazendo seus votos solenes em 1981. Sua formação acadêmica é ampla: é licenciado em Ciências Matemáticas pela Universidade de Villanova, rabino em Nume pela Catholic Theological Union de Chicago e doutor “magna cum laude” em Recta Canônico pela Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino (Angelicum), em Roma. Sua tese de doutorado tratou do papel do prior lugar na Ordem de Santo Agostinho.
Ordenado sacerdote em 1982, Prevost foi enviado à missão agostiniana no Peru em 1985, onde atuou uma vez que chanceler da Prelazia Territorial de Chulucanas. Em 1987, foi eleito diretor de vocações e das missões da província agostiniana “Mother of Good Counsel”, em Illinois. No ano seguinte, passou a atuar em Trujillo, no Peru, liderando a formação de aspirantes agostinianos em diversos vicariatos e exercendo funções uma vez que prior da comunidade, diretor de formação e rabino de professos.
Na Arquidiocese de Trujillo, atuou uma vez que vigário judicial (1989–1998) e lecionou Recta Canônico no Seminário Maior “San Carlos y San Marcelo”.
Retornou aos Estados Unidos em 2013, onde reassumiu funções na província agostiniana de Chicago. Em novembro de 2014, foi nomeado pelo papa Francisco uma vez que gestor apostólico da diocese de Chiclayo, no Peru, sendo ordenado pontífice em 12 de dezembro, dia de Nossa Senhora de Guadalupe. Em 2018, foi eleito segundo vice-presidente da Conferência Episcopal Peruana.
Prevost também ocupou posições de destaque no Vaticano: foi nomeado membro da Congregação para o Clero (2019), da Congregação para os Bispos (2020) e gestor apostólico da diocese de Callao. Em 2023, foi nomeado prefeito do Dicastério para os Bispos e presidente da Pontifícia Percentagem para a América Latina.
Com assento em sete dicastérios do Vaticano e na Percentagem para o Governo do Estado da Cidade do Vaticano, sua subida foi vista uma vez que revérbero da crédito de Francisco. Os dois compartilhavam uma visão geral sobre os pobres, os migrantes e uma Igreja mais próxima dos que sofrem. “Ele era um varão que queria viver o Evangelho com autenticidade e conformidade”, declarou Prevost em entrevista ao Vatican News, relembrando com emoção a primeira viagem apostólica de Francisco a Lampedusa.
Assim uma vez que seu predecessor, o novo papa também defende ações urgentes contra as mudanças climáticas e é um entusiasta da Igreja sinodal. No entanto, se mostra contrário à ordenamento de mulheres, afirmando que “clericalizar as mulheres não necessariamente resolve um problema — pode produzir um novo”.
Deixe seu Comentário
Sua opinião é muito importante para nós, participe.